CDL DE POUSO REDONDO




Ações no ponto de venda podem multiplicar resultados

Fortalecer a imagem da marca, aumentar vendas, divulgar novos produtos, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos. Estes são alguns dos objetivos das promoções de vendas realizadas no varejo. “São diversos modelos de ações que podem ser realizadas no PDV: distribuição de amostras, cupons de desconto, leve 2 pague 1, concursos culturais, “compre e ganhe” e “compre e concorra” estão entre as opções”, diz Sanzia Alcântara, gerente de Trade Marketing M. Dias Branco.

Para ela, quando uma marca decide fazer uma ação promocional com foco em vendas, e que atinja uma grande massa de consumidores, além de trazer outros ativos como os dados do cliente, o modelo compre e ganhe ou compre e concorra são os mais indicados. “Por apresentarem uma mecânica simples, e quase sempre oferecerem prêmios atrativos, estas ações estreitam o relacionamento com o consumidor, e também com o trade”, comenta.

Ainda segundo a executiva, grande parte do investimento em marketing do grupo M. Dias Branco é direcionado para ações no ponto de venda, onde se dá a decisão de compra do consumidor. “Este ano já anunciamos a realização de ações promocionais de “compre e concorra” para as marcas: Adria, Adria Plus Life, Isabela, Vitarella, Richester, Treloso, Finna e Fortaleza. Todas as ações foram cuidadosamente pensadas para reforçar o posicionamento de cada marca e, ao mesmo tempo, incentivar a degustação de nossos produtos e gerar performance”, conta. Ela ainda afirma que para ter sucesso na elaboração e implantação de uma ação de compre e concorra é preciso considerar todos os envolvidos da cadeia de fornecimento:

a) O treinamento para a força de vendas e promotores, que são os pontos de contato em cada unidade, é fundamental, assim como o apoio da equipe de trade em todas as etapas de implantação.

b) A mecânica da ação, apesar de ser estabelecida pela marca, deve estar muito clara para o varejista e sua equipe, que também devem estar preparados para sanar as dúvidas que surgirem no dia a dia.

c) Outro fator importante são os materiais de comunicação da ação, que devem ter linguagem clara e estarem adequados a cada modelo de loja. Faixas de gôndola, wobblers, banners devem ser posicionados de forma estratégica e dentro dos limites impostos pelo supermercadista, para que não haja conflitos no uso do espaço.

d) Para incrementar a força da ação, as campanhas de incentivo internas são facilitadoras de performance e busca de resultados da equipe de vendas, que busca outras formas de incrementar a divulgação da promoção dentro de sua área de atuação, negociando espaço nos tabloides e encartes do varejista para reforçar a divulgação.

e) A escolha dos produtos participantes da ação também deve ser feita e maneira criteriosa, considerando-se aqueles que mais necessitam de recuperação de volume, os que queremos dar visibilidade ou até mesmo os itens de lançamento, que necessitam de um apelo promocional maior para que sejam reconhecidos pelo consumidor.

f) Por último, atenção para cumprir a legislação vigente (Lei 5.768/71 e Decreto 70.951/72, que regulam a distribuição de prêmios a título de propaganda). Para este tipo de ação, é necessária uma autorização prévia da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda ou da Representação de Promoções Comerciais da Caixa Econômica Federal.

Levando-se em consideração todas estas premissas, e utilizando-se das diversas ferramentas do Marketing promocional, uma ação bem elaborada pode trazer um aumento significativo nas vendas, atrair e fidelizar o seu público alvo, reforçar a imagem da marca em suas mentes e corações, além de se diferenciar da concorrência.

Fonte: Portal Newtrade

 


Telefones: (47) 3545-1109 / 3545-1118

Horário de atendimento:  Segunda à sexta das 8:30h às12:00h e das 13:30h ás 18:00h e aos sábados das 8:00h às 12:00h.

Correspondência:

Rua 23 de Julho, n° 264 - Centro - Pouso Redondo
CEP 89172-000 - Santa Catarina - Brasil


  • CDL DE POUSO REDONDO Rua 23 de Julho, 264 Centro, Pouso Redondo - SC - 89172-000 (47) 3545-1109 / 3545-1118 - empregos@cdlpousoredondo.com.br